APOIO COMUNITÁRIO E SOCIAL
O Apoio Comunitário e Social compreende ações direcionadas para o apoio da comunidade local que compreendem cedências de equipamentos e espaços, apoio social e alimentar, atividades formativas e, ainda, projetos sociais e educativas.
No âmbito do apoio social e alimentar a CPSBM tem ativos neste momento 3 tipos de apoios:
- Banco Alimentar
- POAPMC – FEAC: Programa Operacional de Apoio Alimentar aos Mais Carenciados
- Cantina Social
Nas atividades formativas dispomos de: Aulas de Português para Estrangeiros
No âmbito dos projetos sociais a CPSBM conta com 3 projetos ativos, nomeadamente:
“SMI – Somos Mesmo Inclusivos” – CLDS 4G, Contrato Local de Desenvolvimento Social, no concelho de Silves,
O programa de intervenção no âmbito do financiamento do Programa Operacional Regional do Algarve – Cresce 2020, que atuará no âmbito do Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva, da Pobreza Infantil, tem por base ações dirigidas prioritariamente, aos agregados familiares de baixo rendimentos, com crianças.
O Projeto terá uma duração de 3 anos, com uma dotação orçamental de 352 mil euros e contará com uma equipa multidisciplinar de 2 técnicos a tempo inteiro (Coordenadora e Psicóloga) e 2 Técnicos a tempo parcial (Educadores Sociais).
O âmbito de atuação territorial será o concelho de Silves, sendo, por isso, um trabalho itinerante que terá uma ação interventiva bastante pró-ativa junto dos agentes locais, constituindo, portanto, uma alavanca para o reforço do trabalho em rede dos mesmos.
Link: https://www.facebook.com/SMISILVES/
BPI CAPACITAR – Fundação LA CAIXA: “AnimaMente”
O principal objetivo do projeto passa por melhorar a qualidade de vida, a 45 beneficiários com diagnóstico de doença mental e/ou deficiência, como ainda 40 familiares ou cuidadores informais, através do contacto com a natureza e com os animais (cavalos, cães, burros), tirando partido de todos os benefícios associados a este “setting” terapêutico.
Surge da necessidade de priorizar a saúde mental no barlavento algarvio, em especial no concelho de Silves e capacitar estes beneficiários e famílias com novas competências, combatendo desta forma o estigma, potenciar a autonomia e favorecer a sua inserção sócio profissional; contribuir para a sustentabilidade pessoal, familiar, social e laboral de adultos portadores de doença mental e/ou deficiência.
O Projeto terá uma duração de 12 meses e contará com uma equipa multidisciplinar de 1 técnico a tempo inteiro (Psicóloga e/ou Terapeuta Ocupacional) e 2 Técnicos a tempo parcial (Coordenadora do projeto e Psicóloga).
DGS – Programa Nacional para a Saúde Mental: “Mental DRIVE”
É um projeto itinerante de Reabilitação Psicossocial. Tem como principal objetivo partilhar conhecimento, promover a cidadania e inclusão social, a equidade de acessos, a adoção de práticas de saúde mental positivas e a escuta ativa ao encontro de todas as pessoas, residentes no concelho de Silves, com mais de 18 anos e que tenham problemas de saúde mental e/ou perturbações psiquiátricas ou que sejam familiares de alguém com esta problemática. Simultaneamente, pretendemos também intervir junto das entidades empregadoras, sensibilizando-as para a importância de integrarmos estas pessoas no mercado de trabalho mantendo-as profissionalmente ativas. Desta forma, daremos o nosso apoio, através de sessões de sensibilização e workshops, a todas as entidades que acolhem e/ou pretendem acolher pessoas com problemática de doença mental. Será um projeto de proximidade, que virá simplificar e facilitar o acesso e uma participação efetiva na sociedade atual, reforçar práticas que melhoram a qualidade de vida e alertar a sociedade para as questões da saúde mental, numa vertente preventiva e de alteração de comportamento e estigmas.