APOIO COMUNITÁRIO E SOCIAL
O Apoio Comunitário e Social compreende ações direcionadas para o apoio da comunidade local que compreendem cedências de equipamentos e espaços, apoio social e alimentar, atividades formativas e, ainda, projetos sociais e educativas.
No âmbito do apoio social e alimentar a CPSBM tem ativos neste momento 3 tipos de apoios:
- Banco Alimentar
- Pessoas 2030
- Refeições Sociais
No âmbito dos projetos sociais a CPSBM conta com 3 projetos ativos, nomeadamente:
Silves Mesmo Inclusivo – E9G (SMI E9G)
O Projeto Silves Mesmo Inclusivo – E9G (SMI E9G)
é um dos 118 projetos aprovados no âmbito da 9ª Geração do Programa Escolhas, sob alçada do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude. O Programa Escolhas, enquanto política pública na área da inclusão social, foi criado em 2001 e tem sido sucessivamente renovado. Tem como missão promover a inclusão e integração social de crianças e jovens provenientes de contextos de maior vulnerabilidade socioeconómica, particularmente descendentes de migrantes e de crianças/jovens ciganos/as.
O SMI E9G tem a duração prevista de três anos, com término em setembro de 2026. Atua no âmbito das medidas I (Educação, Formação e Emprego) e II (Dinamização Comunitária e Cidadania). Tem uma dotação orçamental de 209 mil euros e conta com uma equipa multidisciplinar de dois técnicos a tempo inteiro (Coordenadora e Psicóloga) e três técnicos a tempo parcial (Psicóloga, Educador Social e Assistente Técnica). O âmbito da atuação territorial é no concelho de Silves, sendo, por isto, um trabalho itinerante, que apresenta uma ação interventiva proativa junto dos agentes locais, promovendo o reforço do trabalho em rede com os mesmos. Este projeto desenvolve-se em parceria com: Agrupamento de Escolas de Silves, Agrupamento de Escolas Silves-Sul, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Alunos das Escolas de Silves (APAESILVES), Associação Lilaz, Câmara Municipal de Silves, Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, Centro Local de Apoio à Integração de Migrante (CLAIM) de Silves, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC) Algarve, Escola Profissional de Alte, Junta de Freguesia de Silves, Raks Al Amar, União Desportiva Messinense, Junta de Freguesia de Armação de Pera, Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.
Projetos que já decorreram:
“SMI – Somos Mesmo Inclusivos” – CLDS 4G, Contrato Local de Desenvolvimento Social, no concelho de Silves,
O programa de intervenção no âmbito do financiamento do Programa Operacional Regional do Algarve – Cresce 2020, que atuou no âmbito do Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva, da Pobreza Infantil, teve por base ações dirigidas prioritariamente, aos agregados familiares de baixo rendimentos, com crianças.
O Projeto teve uma duração de 3 anos, com uma dotação orçamental de 352 mil euros e contará com uma equipa multidisciplinar de 2 técnicos a tempo inteiro (Coordenadora e Psicóloga) e 2 Técnicos a tempo parcial (Educadores Sociais).
O âmbito de atuação territorial foi o concelho de Silves, sendo, por isso, um trabalho itinerante que teve uma ação interventiva bastante pró-ativa junto dos agentes locais, constituindo, portanto, uma alavanca para o reforço do trabalho em rede dos mesmos.
Link: https://www.facebook.com/SMISILVES/
BPI CAPACITAR – Fundação LA CAIXA: “AnimaMente”
O principal objetivo do projeto passou por melhorar a qualidade de vida, a 45 beneficiários com diagnóstico de doença mental e/ou deficiência, como ainda 40 familiares ou cuidadores informais, através do contacto com a natureza e com os animais (cavalos, cães, burros), tirando partido de todos os benefícios associados a este “setting” terapêutico.
Surge da necessidade de priorizar a saúde mental no barlavento algarvio, em especial no concelho de Silves e capacitar estes beneficiários e famílias com novas competências, combatendo desta forma o estigma, potenciar a autonomia e favorecer a sua inserção sócio profissional; contribuir para a sustentabilidade pessoal, familiar, social e laboral de adultos portadores de doença mental e/ou deficiência.
O Projeto teve uma duração de 12 meses e contará com uma equipa multidisciplinar de 1 técnico a tempo inteiro (Psicóloga e/ou Terapeuta Ocupacional) e 2 Técnicos a tempo parcial (Coordenadora do projeto e Psicóloga).
DGS – Programa Nacional para a Saúde Mental: “Mental DRIVE”
Foi um projeto itinerante de Reabilitação Psicossocial. Teve como principal objetivo partilhar conhecimento, promover a cidadania e inclusão social, a equidade de acessos, a adoção de práticas de saúde mental positivas e a escuta ativa ao encontro de todas as pessoas, residentes no concelho de Silves, com mais de 18 anos e que tenham problemas de saúde mental e/ou perturbações psiquiátricas ou que sejam familiares de alguém com esta problemática. Simultaneamente, pretendemos também intervir junto das entidades empregadoras, sensibilizando-as para a importância de integrarmos estas pessoas no mercado de trabalho mantendo-as profissionalmente ativas. Desta forma, demos o nosso apoio, através de sessões de sensibilização e workshops, a todas as entidades que acolhem e/ou pretendem acolher pessoas com problemática de doença mental. Foi um projeto de proximidade, que veio simplificar e facilitar o acesso e uma participação efetiva na sociedade atual, reforçar práticas que melhoram a qualidade de vida e alertar a sociedade para as questões da saúde mental, numa vertente preventiva e de alteração de comportamento e estigmas.