Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

Educação, Social, Desporto, Cultura e Lazer

terça-feira07 julho 2020

Mensagem do Presidente

“Tempos difíceis”


Vivemos hoje os tempos mais difíceis da nossa existência coletiva.
Portugal, mesmo no século XX, já passou por Guerras e epidemias, já enfrentou graves crises políticas, económicas e financeiras, viu vidas perdidas ou destruídas pelos motivos mais tristes… mas aquilo que se passa neste início de 2020 é diferente.

Pela primeira vez vemos como uma doença altamente contagiosa consegue atravessar o mundo em poucos dias e colocar em risco todas as  suas populações. Quase de um dia para o outro que nos tornamos vitimas, alvos de uma força que, tal e qual a própria Morte, não distingue ideologias nem crenças, género, idade ou estrato social, que só ganha força de dia para dia à medida que verificamos aquilo que se passa noutros países e no nosso próprio território nacional.

Momentos excecionais como este requerem que nos tornemos uma população mundial una, unida pelos laços de Responsabilidade e Solidariedade.

Apenas estes laços que nos ligam enquanto comunidade poderão ajudar-nos a ultrapassar esta fase com o mínimo de danos. É por isso que é tão importante que aqueles com a responsabilidade de nos guiar se distingam por exemplo, firmeza e capacidade de decisão.

Nesse nível o poder local tem sido notável, como se vê pelo Centro Distrital da Segurança Social, pela Administração Regional da Saúde, pela Proteção Civil, Bombeiros, GNR e principalmente as instituições de solidariedade social, estas últimas sempre com o apoio da União Regional do Algarve.

É nestes exemplos que me apoio de forma a renovar o apelo a todos e todas que duma forma ou de outra fazem parte da nossa Casa do Povo.

Antes de regressarmos à normalidade, temos este combate para vencer… Quando o fizermos teremos inúmeras alegrias para vivermos juntos.

Um abraço a todos, em especial àqueles que estiverem na linha da frente “nestes tempos tão difíceis”.

Presidente José Araújo